sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

É sempre bom tomar cuidado com a DENGUE

Como chegou o verão vem o início das temporadas das chuvas, a dengue se torna uma ameça a saúde pública no Brasil. Apenas uma picada do mosquito pode acabar com toda a diversão. Segundo dados a dengue está se expandido rapidamente, e espera-se que nos próximos a transmissão aumente no mundo inteiro.


É transmitido por duas espécies de mosquitos: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Eles picam durante o dia, diferente do mosquito comum (Culex), que tem atividade a noite. Além de transmitir a dengue, o Aedes aegypti transmite também a febre amarela.

O tipo mais perigoso de dengue, chamado de hemorrágica, está se tornando cada vez mais comum. Antes, a dengue hemorrágica acontecia quando a pessoa era infectada pelo vírus da dengue pela segunda vez. Agora, está ficando comum a pessoa ser contaminada a primeira vez logo pelo tipo mais perigoso, que causa problemas na coagulação do sangue. E tudo isso porque o vírus da dengue está passando por mutações que o deixam cada vez mais perigoso.

Proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações em qualquer coleção (pneus, caixas d'água, vasos de plantas etc). As bromélias também podem servir como criadouros, pois elas acumulam água no seu interior.

Os sintomas mais comuns são: manchas na pele, enjoô, vômitos, febre, cansaço, dor pelo corpo.

Para prevenir a proliferação do mosquito, deve-se então: Sempre deixar a caixa d'água fechada, guardar garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo, colocar areia nos pratinhos das plantas ou xaxins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário